Skip to content

Entenda a diferença entre Color Block e monocromático na arquitetura

Há quem goste de ambientes coloridos e utilizam do color block, entretanto também há aqueles que preferem o design monocromático.

Neste blog, falaremos um pouco sobre os dois estilos de design, e como aplicá-los em seu ambiente.

O que é color block?

Color Block (ou traduzindo para o português — “bloco de cores”), é a tendência de se combinar cores lisa, contrastantes e vibrantes em seu espaço, isto é, uma forma de conectar cores diferentes, utilizando o círculo cromático (circulo de cores), de base. Essa tendência tem origem nas semanas de moda dos anos 80, porém com seu grande sucesso, acabou influenciando as áreas de design e arquitetura.

Algumas opções de cores contrastantes são: rosa e vermelho, rosa e amarelo, laranja e azul, roxo, verde, lilás, entre muitas outras. Entretanto, se surgir dúvidas na hora de combinar, você sempre pode recorrer ao círculo cromático, lembrando que o propósito é combinar as cores e não misturá-las, pois às vezes o resultado pode não ficar tão bom se sair do padrão do círculo.

Se você já segue essa linha de estilos mais coloridos, alegres e despojados, incorporar o color block em seu espaço será mais fácil, agora se você é daqueles que preferem um estilo mais minimalista e discreto, o estilo monocromático é perfeito para você!

Foto: CASACOR Rio 2022 — Profissional: Cynthia Berlandez Pedrosa. 

Foto: CASACOR Rio 2022 — Profissional: Cynthia Berlandez Pedrosa. 

Foto: CASACOR Rio 2022 — Profissional: Paola Ribeiro. 

Foto: Exposição Louis Vitton Hotel Fasano.

O que é o design monocromático?

A tendência do design monocromático é resultado do uso da mesma cor e suas diferentes tonalidades em um espaço, ou seja, a monocromia é o total oposto do color Block.

Às vezes ocorre a confusão de que o design monocromático é apenas uma cor em todo o ambiente, mas, na verdade, ele é a combinação dos diversos tons dessa cor, por exemplo, em um ambiente monocromático em que se usa o azul, se pode encontrar a combinação do azul bebê com o azul-petróleo.

O estilo monocromático, traz um efeito harmonioso para seu ambiente, isso porque você precisa simplesmente escolher uma cor básica e aplicar a teoria das cores para criar uma variedade de matizes e tons a partir da coloração original.

Decorare Joaçaba — Profissional: Camilla Hollerweger. 

Mostra CASACOR Florianópolis 2022 — Profissional: Studio Allure.

CASACOR Florianópolis 2022 — Profissional: Studio Allure. 

CASACOR Goias 2022 — Profissional: Giovanna Dinis. 

 

A combinação de cores nos ambientes tem efeitos profundos que vão muito além do estético. A teoria das cores nos mostra como a combinação certa em um espaço pode influenciar diretamente nos nossos sentimentos e comportamentos; por isso, é de extrema importância ter o auxílio de um profissional ao utilizar a teoria das cores e o círculo cromático quando for montar o seu design. 

Qual seu estilo?  Color block? Ou o design monocromático?

Deixe-nos saber nos comentários!

  Acompanhe, notícias e tendencias do universo Organne, acompanhe-nos no Instagram.

Compartilhe:

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar