Skip to content

Vaso Berlim

Especificações Técnicas

Tamanhos

P | G

Cores

AZUL TURQUESA | BRANCO | MOSS GREEN | CREME | PRETO | GOLD | SILVER

Vasos vitrificados Berlim: uma ode ao triunfo

Pensar em Berlim é lembrar de história. Desde 1990, após a reunificação alemã, a cidade é considerada a capital da Alemanha, sendo marcada por exuberantes florestas, jardins, parques, rios e lagos. 

E por falar em beleza, os vasos vitrificados Berlim são uma homenagem à capital alemã. Com formato que lembra o tronco de uma pirâmide alongada, mas ao contrário, possuindo base menor que a boca, eles são uma opção excelente se você busca a simplicidade de um vaso rústico para a sua decoração de interiores, sem deixar o bom gosto de lado.

Muito além das belas paisagens, é o contexto histórico e cultural que faz Berlim ser o terceiro local mais visitado por turistas em toda a União Europeia.

A Queda do Muro de Berlim é apenas um grande exemplo dos muitos acontecimentos que tornaram a cidade popular e seguem atraindo pessoas dos quatros cantos do mundo até hoje. As linhas retas dos vasos vitrificados Berlim são a alusão perfeita a esse fato histórico.

O destaque do local fica por conta ainda das diversas galerias e museus que se dedicam a rememorar o passado. A Ilha dos Museus —  localizada no centro da capital, no rio Spree — é considerada Patrimônio Mundial da Unesco.

Em Berlim, cada espaço é uma prova de que, mesmo nos momentos mais trágicos, a cidade foi capaz de triunfar e recomeçar. Com os vasos vitrificados que levam seu nome, não é diferente: a beleza se torna possível. Saiba mais sobre eles!

Processo de fabricação

Artefatos característicos e mais conhecidos da arte vietnamita, os vasos vitrificados, possuem a cor azul intensa bem particular e que os fazem destacar em qualquer ambiente.

A confecção dos vasos decorativos na região vietnamita é uma tradição milenar passada de geração em geração, com valor da história familiar de cada produtor. Fabricados com argila rica em mica, mineral bastante elástico responsável por ser o grande diferencial das peças, eles conseguem atingir temperaturas altíssimas e transformar-se em uma cerâmica resistente com acabamento vitrificado.

A produção artesanal não inclui nenhuma coloração artificial. A cor é dada por meio de uma mistura de esmaltes de resina com pó de sílica (areia) e outros pigmentos químicos (cromo, cobalto, zinco e chumbo, por exemplo).

A singularidade de cada vaso é resultado desse processo. Quando  levado ao forno, a variação de temperatura e a reação da mistura de coloração podem ocasionar manchas e tonalidades diferenciadas, bem como o tão desejado efeito de vidro. Assim, nenhuma peça será exatamente igual à outra.

Argila

A argila do Vietnã é única e exclusiva dessa parte do mundo. Por isso, os verdadeiros artefatos vietnamitas só podem ser importados dessa região, assim como os vasos de luxo Berlim. 

A argila vietnamita é rica em mica — mineral repleto de alumínio, potássio, sódio, ferro, magnésio e, por vezes, lítio —, comum em muitas rochas ígneas e metamórficas, sendo a matéria-prima utilizada para a criação dos vasos. Ela também é mais resistente que outros materiais, o que torna os artefatos ainda mais lindos e duradouros. 

Além disso, uma forte característica dessa argila é que, devido à plasticidade que possui, ela resiste às altas temperaturas por mais de três dias, como pede o processo de fabricação dos vasos vietnamitas importados.

Fogo 

O fogo é outro elemento importante na fabricação dos vasos vietnamitas, já que é o responsável por solidificar a argila e dar vida ao artefato.

Graças ao clima seco e quente da região vietnamita, o processo de cura da cerâmica ocorre a céu aberto ou em estufas, por um período de 60 a 90 dias. Isso faz com que o vaso fique ainda mais resistente devido à falta de umidade.

Nos fornos, adiciona-se ao molde da argila o chamote — uma espécie de refratário que aumenta a resistência da cerâmica durante a fornada. São necessários, pelo menos, 1.300 °C para transformar a matéria-prima em uma verdadeira obra de arte. 

Coloração

A coloração dos vasos vietnamitas, ao contrário das imitações, acontece por processo natural. Com uma base de resina, o pó de vidro ou a sílica é misturada a outros pigmentos químicos, como cádmio, cobalto, zinco, chumbo e cromo. Dessa forma, quando espalhado pelo artefato e elevado a altas temperaturas, é possível obter uma cor única e exclusiva.

Por ser um processo natural, é possível que apareçam manchas, dégradés e diferentes tons em um mesmo vaso. É importante esclarecer que essas não são marcas defeituosas, e sim sinais de que o artefato é um vaso vietnamita original.

Essas variações podem ocorrer devido à diferença entre temperaturas do forno, pela maior ou menor reação dos pigmentos químicos ou pelo uso de agentes de excitação.

Acabamento vitrificado

Quanto ao efeito vitrificado, ele decorre de uma mistura também natural. Adiciona-se argila com areia ou sílica, que, elevadas a altas temperaturas, formam o efeito de glassurização, ou seja, criam uma camada brilhosa no exterior do objeto, deixando a peça ainda mais bonita e atrativa ao olhar.

Informações técnicas

Confira abaixo as informações técnicas dos vasos vitrificados Berlim.

Cores Disponíveis

BERLIM | AZUL TURQUESA

BERLIM | BRANCO

BERLIM | MOSS GREEN

BERLIM | CREME

BERLIM | PRETO

BERLIM | GOLD

BERLIM | SILVER

Tamanhos Disponíveis

BERLIM | P

BERLIM | G

Uso e aplicação dos vasos vitrificados vietnamitas

Um clássico a ser empregado em diferentes projetos de arquitetura de interiores, os vasos vietnamitas importados, da linha vitrificados, são característicos da região do Vietnã e podem ser utilizados com ou sem plantas, em ambientes externos e internos.

Versáteis, eles são ideais para abrigar árvores de médio porte, como as frutíferas — jabuticabeiras e limoeiros, que mantêm um tamanho razoável ao longo do tempo —, e as plantas ornamentais — aposte nas altas, como o cacto mandacaru. 

Na hora de optar por um local específico do seu ambiente, é importante levar em consideração como ele se relaciona com o clima, já que a incidência de sol e de chuva, seja pouca ou muita, vai influenciar diretamente na saúde da planta que você optou para adornar o seu vaso Berlim.

Ele pode fazer parte da área externa da sua casa, em um espaço com ou sem abertura. Já no interior da sua residência, eles vão dar um ar de decoração luxuosa ao living room.

Além disso, os vasos Berlim podem funcionar apenas como objetos decorativos, destacando-se no ambiente sem a necessidade de nenhuma plantação — apostar no diferente pode ser uma ótima ideia!

Manutenção dos vasos vitrificados

Os vasos Organne vietnamitas são extremamente resistentes e, por isso, não precisam de manutenção constante. Eles podem ficar ao sol, sem que desbotem, e na chuva, já que não mofam ou racham. Os únicos cuidados necessários são a limpeza e a cautela em relação ao transporte, visando evitar possíveis acidentes.

Ambientes

Aposte nos vasos vitrificados Berlim para completar os ambientes e deixá-los ainda mais sofisticados. Utilize em seus projetos e ambientes um vaso vietnamita e veja a magia acontecer! Confira inspirações de como dispô-los nas imagens abaixo!

Vaso Ambientado

Vídeo do Produto

Solicite atendimento



    Você se identifica com qual público?

    Estou de acordo com a Política de Privacidade

    Compartilhe:
    Back To Top
    Buscar